7 mitos e verdades sobre a calvície que você precisa conhecer

Não é de hoje que uma das principais preocupações do homem está relacionada à queda de cabelo. Pois é, a possibilidade de perder os fios da cabeça e ficar careca é algo que incomoda a muitos, especialmente porque ainda não há cura para o problema.

O assunto precisa ser tratado com seriedade, longe dos boatos e crenças populares. Para esclarecer suas dúvidas, listamos aqui 7 mitos e verdades sobre a calvície que você precisa conhecer:

1. O uso diário do boné causa calvície

Mito. O que ocorre é que o uso diário e prolongado do boné pode resultar no aumento da produção de seborreia que, por sua vez, contribui para o surgimento da caspa. Isso até pode levar à queda de alguns fios, mas não será, em hipótese alguma, a causa da calvície.  

2. Raspar o cabelo prejudica o crescimento dos fios

Mito. Nenhum tipo de corte de cabelo fará com que os fios não cresçam novamente, a não ser que o couro cabeludo seja danificado. Raspar o cabelo não provoca mudanças na raiz, então fique à vontade para cortá-los como quiser!

3. O estresse pode levar à queda de cabelo 

Verdade. Uma constante na vida cotidiana é o estresse. Essa condição pode ocasionar alterações na corrente sanguínea, prejudicando a estabilização dos fios no couro cabeludo. Além disso, é possível que ocorram mudanças hormonais, o que potencializa ainda mais a queda de cabelo. 

4. O uso de esteroides causa calvície 

Verdade. Fazer uso de esteroides anabolizantes — drogas usadas para ganhar músculos — é uma péssima ideia. Essas substâncias normalmente levam ao aumento dos níveis do hormônio DHT, que exerce uma função importante na perda dos fios, causando a queda abundante.

5. Os cabelos caem mais durante o outono

Verdade. A nossa pele contém sensores de luminosidade que precisam ser estimulados para que os cabelos cresçam mais e caiam menos.  

No outono, é natural que esses sensores recebam poucos estímulos se comparado ao verão, por exemplo. Com a chegada dessa estação, os fios mais enfraquecidos tendem a cair, dando a impressão de uma queda acentuada. Por essa você não esperava, não é? 

6. Lavar o cabelo todos os dias contribui para o problema

Mito. A veemência da calvície não é alterada pela frequência com que você lava o cabelo. Lavá-lo excessivamente, contudo, pode deixar os fios com um aspecto ressecado, mas isso por si só não contribuirá para a calvície.   

7. Xampus antiqueda funcionam

Parcialmente verdade. Os xampus antiqueda atuam como atores secundários nos tratamentos. Eles não são capazes de prevenir a calvície sozinhos, mas podem retardar um pouco a queda do cabelo. 

Isso ocorre porque esses produtos são bons para conservar o couro cabeludo, especialmente quando há a presença da caspa. É importante ter em mente, porém, que hoje existem diversos tratamentos à disposição, de medicamentos a procedimentos cirúrgicos — como os transplantes capilares, por exemplo.

Gostou de ficar por dentro dos principais mitos e verdades sobre a calvície? Então que tal ficar de olho em outros conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter e receba mais informações sobre tratamentos, cuidados com o cabelo e saúde masculina diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"