Afinal, a calvície tem idade certa para aparecer? Descubra aqui!

Homens ou mulheres, não importa, o fato é que observar o desaparecimento dos cabelos pode ser uma experiência um tanto quanto desagradável.

Isso é ainda mais verdade para os vaidosos de plantão, já que a queda acentuada dos fios tem um impacto significativo na aparência.

No entanto, muito ainda se discute sobre a questão “calvície e idade”, ou seja, se há ou não uma relação entre os dois. 

Por essa razão, elaboramos este artigo justamente para esclarecer essa dúvida. Aqui, você verá de forma clara e objetiva os principais pontos em relação a calvície. Por isso, continue a leitura e confira!

O que causa a calvície?

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que causa a alopecia androgênica, termo médico para a calvície. Resumidamente, o problema é relacionado ao hormônio testosterona, ou melhor, ao dihidrotestosterona (DHT), sua forma mais densa. 

Para entender melhor, saiba que essa substância é a responsável pelo “afinamento” dos fios, já que ela faz com que os folículos capilares reduzam de tamanho: esse processo acontecerá de maneira gradativa até o fechamento por completo. Ao fecharem, o crescimento dos cabelos se tornará impossível, caracterizando, desse modo, a calvície. 

E onde entra o fator genético?

Ainda no que diz respeito a causa, não poderíamos deixar de citar o fator genético. Nesse caso, compreenda que o problema da hereditariedade está intimamente ligado aos hormônios.

O ponto a destacar aqui é que a testosterona é transformada em DHT pelo intermédio de uma enzima chamada 5-alfarredutase: quanto maior a sua presença no organismo, mais elevados serão os níveis de DHT. 

E o que isso tem a ver com a genética? A resposta: é ela que determina a produção dessa enzima.

Mas, então, a calvície tem idade certa para chegar ou não?

A resposta para a pergunta acima é muito simples: não! Devido à associação da calvície com a genética e as funções hormonais, o problema pode surgir a qualquer momento após o final da juventude, algo por volta dos 17 anos.

No entanto, vale salientar que existe uma faixa etária predominante na qual ela costuma aparecer. E qual é? A partir dos 25 anos. Diante disso, ainda fica a dúvida em relação à progressão do problema. 

Para respondê-la, entenda que cada caso é um caso, portanto, não há nada que estabeleça uma regra para o desenvolvimento da calvície. O que se sabe é que quando precoce, a tendência é que a perda dos fios ocorra de forma mais acelerada. 

Assim sendo, antes do que a idade, são os fatores hormonais e genéticos que definirão quando a calvície aparecerá. Por isso, vai a dica: se você possui familiares carecas, o melhor a se fazer é procurar uma clínica de tricologia.

O tricologista, por sua vez, será o responsável por avaliar a sua situação. Tenha em mente que o melhor tratamento é a prevenção, já que na maioria das vezes, a condição pode ser minimizada ou até mesmo evitada. 

E você, o que achou do nosso artigo sobre calvície e idade? Gostou? Então deixe seu comentário aqui para a gente! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"