Afinal, existe uma frequência ideal para cortar cabelo masculino?

Algumas pessoas podem dizer que é uma vez por mês. Outras, afirmam que é de 15 em 15 dias. Mas a verdade é que a frequência ideal para cortar o cabelo masculino é variável e vai depender, principalmente, do tipo de corte que você escolher usar.

O cabelo masculino, apesar de ser mais propenso à calvície, costuma crescer mais forte e mais rápido que o feminino. Por isso, se você quer manter o seu visual sempre em dia, é preciso fazer visitas frequentes ao barbeiro.

Descubra a seguir qual é a frequência ideal para o seu corte e outras informações importantes sobre o cabelo masculino.

Importância de manter o corte em dia

A frequência com que você corta o cabelo pode determinar não só a estética, mas também a saúde dos seus cabelos. Logicamente, cabelos cortados na frequência certa terão uma apresentação melhor do que os que não são aparados adequadamente.

O cabelo masculino cresce a uma proporção de 1 a 2 centímetros por mês, podendo chegar até mais, dependendo da pessoa. Esse valor é o dobro da taxa de crescimento do cabelo feminino, a título de comparação. Sendo assim, não demora muito para que o corte formatado comece a perder o seu estilo.

Mas não é só isso. Cortar o cabelo também auxilia na manutenção da saúde dos fios. A partir de um certo tempo do corte, alguns fios do seu cabelo podem apresentar pontas duplas. A ponta dupla é problemática porque pode se enrolar nos fios saudáveis e gerar a queda deles. Por conta disso, elas deixam o cabelo mais embaraçado e com o aspecto ressecado, o que influencia também na estética.

Corte de cabelo x crescimento

Existe uma crença popular de que cortar o cabelo com frequência pode fazer ele crescer mais rápido. Essa informação, porém, não é verdade. O crescimento do cabelo depende da raiz e não das pontas dele. Sendo assim, não corte o seu cabelo pelos motivos errados. Esse é um hábito bastante positivo, mas não faz aumentar sua velocidade de crescimento.

Frequência para cortar o cabelo masculino

Estilo militar

O estilo militar é um corte que tem sido muito utilizado entre os homens. É um corte simples, mas que, para se manter formatado, precisa de uma manutenção mensal, no máximo. Porém, o ideal é que seja feito de 20 em 20 dias.

Cortes com “fade

O “fade” é o efeito degradê aplicado na lateral, no qual se raspa o cabelo, diminuindo o seu volume gradualmente até a chegar na máquina zero. Esse efeito se perde facilmente com o tempo; por isso, é necessário realizar uma manutenção a cada 10 dias para as laterais e 20 dias para o topo.

Cabelo compridos

Se você possui o cabelo comprido ou está deixando crescer, não precisa visitar o salão com tanto afinco. Uma frequência mensal é suficiente para aparar as pontas e retirar o excesso de volume.

Agora que você entendeu qual é a frequência ideal para cortar o cabelo masculino, que tal ajudar outras pessoas a manter o estilo em dia? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque seus amigos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"