Afinal, existem alimentos que fazem o cabelo cair?

A queda de cabelo está preocupando você? Muitas vezes, ela pode ser uma tendência hereditária, mas essa não é a única causa: na verdade, até a aparência de seus fios pode evidenciar deficiências nutricionais e alguns fatores ligados diretamente à saúde.

Se você tenta seguir um cardápio equilibrado para uma nutrição completa, saiba que existem alimentos que fazem o cabelo cair, interferindo não só na saúde, mas também estética. Confira quais são eles e veja nossas dicas para inseri-los na dieta de forma funcional.

Selênio

O mineral se destaca por sua ação antioxidante, mas a porção consumida deve ser avaliada com cautela. Após alguns estudos, pode-se notar que o consumo diário recomendado para adultos é de 55 mcg por dia.

O excesso do mineral na corrente sanguínea pode estar associado à perda de cabelo. Dentre os alimentos ricos em Selênio, podemos destacar carnes, arroz branco, pães, peru, atum e muito mais.

A castanha do Pará é um dos alimentos que lideram em percentual de Selênio presente, portanto vale a pena atentar para as porções consumidas, ou isso pode contribuir para a queda de alguns fios.

Glicose alta

Alimentos com alto índice glicêmico também podem contribuir para fazer o seu cabelo cair. O excesso de insulina no corpo pode levar a efeitos negativos sobre seu cabelo e corpo, de uma forma geral.

Entre esses alimentos, podemos destacar sucos e alimentos processados, como pães brancos, margarinas, e demais enlatados. Fuja também de doces, biscoitos recheados e sobremesas.

Álcool

As bebidas alcoólicas podem agir diretamente sobre a queda de cabelo. Além de não contribuir nutricionalmente de forma significativa para seu organismo, o álcool e outros estimulantes como o café, podem induzir à queda de alguns fios, até resultar a quedas mais severas, dependendo do estilo de vida e escolhas na alimentação geral.

Carboidratos simples

Eles estão facilmente ao alcance de nossas mãos, e a praticidade de seu consumo e preparo é um dos fatores que justifica a escolha errada. Os carboidratos simples podem ser considerados alimentos que fazem o cabelo cair, pois são ricos em açúcar e não contribuem com fibras.

Sabendo que são fonte de açúcar, eles contribuem indiretamente para o estresse, um dos líderes na contribuição para o cabelo cair. Tente substituí-los por carboidratos simples e que fornecem fibras, como feijão, alimentos integrais, banana, e demais alimentos que agem de forma eficaz sobre folículos pilosos.

Adoçantes

Eles podem ser uma opção interessante para driblar o açúcar, mas os aditivos industriais podem induzir a efeitos não tão positivos assim. Após alguns testes, pode-se reconhecer que o aspartame pode apoiar na queda de cabelo, interferindo ainda em inúmeros outros sintomas desagradáveis.

Zinco

Característico entre alguns tratamentos para o couro cabeludo, o Zinco pode agir tanto positivamente quanto negativamente. Assim como em outros aspectos da nutrição, é fundamental dosar o consumo de Zinco, pois tanto o excesso quanto a falta podem agir negativamente sobre os fios.

Consumindo-o de forma responsável, você poderá notar fios fortalecidos. A deficiência deste pode acarretar o envelhecimento de fios, o que pode resultar em queda e demais consequências. Veja abaixo alguns alimentos ricos em Zinco:

  • feijão;
  • beterraba;
  • ervilha;
  • alimentos integrais;
  • cenoura;
  • folhas verdes escuras.

Ferro

Se você optar por alimentos pobres nesse nutriente, elevará a probabilidade de seus cabelos caírem. Ele pode auxiliar no fortalecimento e crescimento dos fios, então por que escolher alimentos que não o forneça? Para escolha das porções adequadas, invista nos seguintes alimentos:

  • brócolis;
  • damasco;
  • lentilha cozida;
  • couve;
  • tofu;
  • fígado bovino.

Dicas finais

Claramente a sua alimentação pode afetar o crescimento ou queda de seu cabelo. O seu corpo reage de acordo com os nutrientes que lhe são fornecidos, portanto, essa é a forma mais natural de cuidar dos fios. A alimentação equilibrada também deve ser adotada para apoiar no tratamento de Tricologia oferecido pela Capilaris.

Lembre-se que blogs e páginas de confiança podem, de forma geral, auxiliar você a entender mais sobre saúde capilar, mas consultar um nutricionista é fundamental para se informar sobre os cuidados e porções adequadas para o seu corpo.

Restou alguma dúvida ou quer compartilhar experiências sobre alimentos que fazem o cabelo cair? Deixe um comentário aqui no post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"