Aprenda a rotina ideal de cuidados para cabelo masculino oleoso

Atualmente, existe um grande público que sofre com a incômoda oleosidade nos fios de cabelo. O problema é caracterizado por deixar o couro cabeludo com um aspecto engordurado, com uma aparência de sujo e nada sadio. Nesse sentido, é possível dizer que o cabelo masculino oleoso também é bem comum e, assim como qualquer outra situação que prejudica os fios, ele precisa de uma rotina de cuidados.

Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar no artigo de hoje algumas dicas de rotina ideal e cuidados para cabelos oleosos, mantendo-o bonito e saudável. É válido mencionar que o probleminha pode ser causado por inúmeros fatores, incluindo genética, estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais e mudança de clima.

Inclusive, ele pode evoluir e provocar caspas e coceira. Se ficou interessado, continue lendo!

Lave o cabelo com frequência

Embora seja comum que os homens lavem diariamente o cabelo, é importante que essa limpeza seja completa e não somente com água. Por esse motivo, utilize o shampoo e esfregue, com suavidade, o couro cabeludo. Depois de todos os processos, não se esqueça de enxaguar bem com água corrente.

Esse processo vai remover todo o aspecto engordurado dos fios, especialmente próximo à raiz, e vai manter o cabelo brilhante, solto e visualmente saudável.

Utilize água morna ou fria

Outro ponto fundamental é em relação à temperatura da água durante a limpeza dos fios. É fundamental que ela esteja morna ou fria, uma vez que altas temperaturas afetam o couro cabeludo, fazendo com que as glândulas sebáceas trabalhem mais para protegê-lo. Quando isso ocorre, a produção do óleo aumenta e, consequentemente, os fios ficam mais oleosos.

Intercale os tipos de shampoos

Por mais que pareça algo insignificante, utilizar shampoos específicos para cabelos oleosos masculinos faz toda a diferença. Todavia, eles não devem ser usado diariamente, já que causam o mesmo efeito da água quente, ressecando o couro cabeludo e estimulando o trabalho das glândulas sebáceas.

Por motivo, a sugestão é que você intercale a utilização desse produto com um outro neutro, preferencialmente com PH balanceado. Além disso, shampoos mais fortes, com propriedades adstringentes e antirresíduos também poderão ser usadas, mas no máximo duas vezes na semana e somente quando os fios estiverem muito oleosos e sujos.

Jamais passe condicionador no couro cabelo

Em geral, o condicionador é o produto que se passa logo após o shampoo e, ao contrário dele, deve ser utilizado apenas nas pontas do cabelo. Além disso, o produto deve ser depositado primeiramente nas mãos e depois nos fios.

Se o cabelo for muito curto, o indicado é passar rapidamente o condicionador próprio para combate a oleosidade e, ademais, deve-se intercalar dias de uso e não uso do produto. Não se esqueça de enxaguar muito bem no final.

Evite produtos sem enxágue

Por fim, é elementar dispensar a utilização de produtos 2 em 1 (shampoo e condicionador em um único frasco) e de produtos sem enxágue, como cremes sem enxágue, pomadas, ceras, silicones e produtos a base de óleo. Sempre que precisar moldar os fios, dê preferência para os talcos, mousses e até mesmo gel, mas sem exagerar nas quantidades.

Também é interessante mencionar que acessórios para cabelo, como bonés, toucas e chapéus, podem provocar a oleosidade. Além disso, evite passar a mão no cabelo e no couro cabeludo ao longo do dia, uma vez que os resíduos presentes nelas contribuem para o aumento do problema.

Agora que você já viu como ter uma rotina ideal de cuidados para cabelo masculino oleoso, aproveite as nossas dicas e garanta fios muito mais bonitos e saudáveis. Não se esqueça de que um cabelo bem cuidado é capaz de deixar a sua aparência muito mais agradável.

Você conhece algum outro truque infalível? Então deixe aqui nos comentários e complemente essa publicação. Até mais!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"