Chapéu e boné realmente fazem o cabelo cair?

Em busca de uma melhoria na aparência, os homens estão cada dia mais preocupados com o problema da calvície. Observar o cabelo cair é um motivo que, para muitos, interfere em diversos aspectos de suas vidas, principalmente quando a queda já está mais acentuada. 

Neste artigo, vamos abordar uma questão que ainda gera muitas dúvidas em relação à calvície e que você provavelmente já ouvir falar: chapéu e boné fazem o cabelo cair ou não? Continue a leitura e confira os mitos e verdades sobre essa afirmação!

O que já se sabe sobre a queda de cabelo nos homens?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que a alopecia androgenética (termo médico para a calvície) é uma condição relacionada ao hormônio masculino testosterona. 

O que ocorre é que essa substância provoca a redução no tamanho dos folículos capilares, fazendo com que os fios se tornem cada vez mais finos e próximos da superfície da pele.   

Para ser mais exato, a calvície acomete os homens que produzem a enzima 5 alfa-redutase de forma excessiva. Essa enzima, por sua vez, converte a testosterona em um estado ainda mais denso, a dihidrotestosterona (DHT), que é o real perigo em relação à queda de cabelo.   

Tão relevante quanto ter essa informação é compreender que a produção em excesso da enzima 5 alfa-redutase é determinada por fatores genéticos. Assim, o uso frequente de acessórios como chapéu e boné não será, de maneira alguma, o verdadeiro motivo por trás da calvície.

No entanto, é preciso deixar claro que esses acessórios podem sim ocasionar problemas que intensifiquem a queda. Falaremos sobre isso no próximo tópico.

Quais problemas podem fazer o “cabelo cair” em decorrência do uso de chapéu e boné?

Primeiramente, vamos esclarecer que, nesse caso, o termo “cabelo cair” não está relacionado à alopecia androgenética, mas sim às condições ocasionais do uso desses acessórios, certo?

Entendido esse ponto, vamos entender como o uso de chapéu e boné influencia na queda de cabelo:

Alopecia por tração

Uma das justificativas para a queda dos fios é chamada de alopecia por tração, um problema que se resume ao excesso de tensão sobre os folículos. Esse fenômeno, digamos assim, é algo relativamente comum nos indivíduos de cabelo crespo que costumam prendê-lo para trás, fazendo-os parecer que são lisos. 

Quando os folículos são muito tensionados, os cabelos são “arrancados” da cabeça, o que explicaria a queda em relação ao uso dos chapéus e bonés, por exemplo. 

Prejuízo à circulação sanguínea 

Para os homens com predisposição genética para a calvície, o uso apertado desses apetrechos pode acelerar o processo por prejudicar a circulação sanguínea da região, fazendo com que os folículos capilares não recebam as quantidades de oxigênio que deveriam.

Abafo do couro cabeludo

Possivelmente o argumento mais difundido sobre assunto, o abafo do couro cabeludo é relacionado a condições como dermatite seborreica e caspa, problemas que podem causar a perda de alguns fios. 

O mais importante aqui é que você compreenda que o uso de chapéu e boné jamais será a razão da calvície. Portanto, esses utensílios não fazem o cabelo cair no sentido “ficar careca”, ok? 

Se você ainda tiver alguma dúvida em relação a isso, não deixe de fazer suas perguntas aqui nos comentários: nossos especialistas estão de prontidão para ajudar no que for preciso! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"