Confira 5 alimentos que ajudam a prevenir a calvície

Você sabe como prevenir a calvície? Para muitos homens, a simples ideia de ficar careca já é um motivo de angústia e aflição. Afinal, a perda dos cabelos causa um impacto considerável na aparência, o que pode abalar a autoestima de muitos. 

É verdade que as mulheres também podem sofrer com o problema, mas como sabemos, é no universo masculino que ele se destaca. Não há como negar o fato de que a queda dos fios incomoda, especialmente para os mais vaidosos e preocupados com a saúde. 

Para esses homens, a condição pode resultar em baixa autoestima e falta de confiança, fatores que certamente prejudicarão a qualidade de vida e a convivência social. Mas não tenha medo: neste artigo, apresentamos 5 alimentos que vão ajudar você a prevenir a calvície! 

1. Fontes de vitamina A

Fundamental para o crescimento das células e tecidos, a vitamina A é de extrema importância no que se refere à saúde do cabelo e do couro cabeludo. Por isso, não se esqueça de incluir na sua dieta alimentos ricos nesse nutriente, como manga, cenoura, ovos, leite e seus derivados.

2. Fontes de vitamina B

Para os fios se manterem saudáveis, eles precisam ser supridos com sangue e oxigênio. É aí que entram as vitaminas do complexo B, indispensáveis para o transporte de oxigênio dos pulmões para o restante do corpo, incluindo o cabelo.

O déficit de vitamina B no organismo prejudicará o fornecimento desses componentes, contribuindo, assim, para a calvície. Por essa razão, sua alimentação deve conter boas fontes dessa substância, a exemplo do abacate, da beterraba, das carnes magras, do salmão, do atum e da banana. 

3. Fontes de vitaminas C

Essencial para a produção de colágeno, o consumo de vitamina C é importante não apenas para prevenir a calvície, mas para a manutenção da saúde geral. Entenda que o colágeno é um elemento que dá sustentação ao corpo, mantendo os tecidos unidos.

O problema é que o organismo não é capaz de armazenar a vitamina C por muito tempo, por isso, de nada adiantará consumi-la em excesso de uma vez só, por exemplo. Assim, é necessário tê-la em sua alimentação todos os dias. 

No que diz respeito as suas fontes, as melhores são as laranjas, os morangos, o melão, o pimentão amarelo, o mamão e o kiwi. 

4. Fontes de zinco

A deficiência de zinco, um mineral que favorece a reprodução celular, está diretamente relacionada à caspa e ao enfraquecimento dos fios. Em vista disso, inclua no seu cardápio  pções alimentares que possuam boas quantidades de zinco. 

Os frutos do mar são excelentes fontes desse nutriente, em especial os mexilhões e as ostras. Ovos e leite também o fornecem, porém, em menores quantidades. 

5. Vegetais de folhas verdes

Por último, daremos uma atenção especial aos vegetais de folhas verdes, como couve, espinafre, acelga e rúcula, por exemplo. Esse grupo de alimentos é rico em vitaminas A e C e contêm boas quantidades de cálcio e ferro que, por sua vez, também ajudam a prevenir a calvície.

Como você viu, os alimentos têm um papel significativo para a saúde do cabelo. De uma forma ou outra, opte sempre por uma alimentação de qualidade, balanceada e rica nos nutrientes descritos neste artigo.

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