Conheça 4 passos para uma higiene adequada do cabelo masculino

Oleosidade, caspa, dermatite seborreica e calvície: esses são apenas alguns dos problemas que podem se tornar piores caso não haja uma boa higienização do cabelo masculino. Embora muitos já saibam disso, ainda há quem ache que cuidar dos cabelos é coisa de mulher. Grande engano!

Os homens precisam estar atentos a tudo o que envolva seu visual e, é claro, isso também inclui os cabelos. Queira você ou não, esse “detalhe” tem um papel significativo no que diz respeito à aparência, um fator fundamental em relação à impressão pessoal ou profissional que terão de você.

A seguir, listamos 4 passos para uma higiene adequada do cabelo masculino. Você verá que não é tão difícil assim, mesmo que sua rotina seja bastante agitada. Vamos conferir?

1. Lave o cabelo todos dias

O primeiro cuidado não poderia ser outro: lave o cabelo todos os dias. Isso é muito importante para combater a oleosidade dos fios, sem falar no benefício da própria limpeza.

É preciso, no entanto, ter atenção com a temperatura da água para evitar o excesso de calor. Entenda que a água quente do chuveiro quando em contato com o couro cabeludo causa o aumento da glândula sebácea, que contribui para o surgimento da caspa.

2. Hidrate sempre que necessário

Sol, água do mar e cloro da piscina são fatores conhecidos por promover o ressecamento dos cabelos. Nesse caso, a recomendação é a seguinte:

  • use um protetor solar capilar nos dias em que ficar exposto ao sol de forma excessiva;

  • lave os cabelos com água não salinizada após um banho de mar ou de piscina; depois, passe nos fios uma pequena quantidade de creme hidratante à base de queratina e enxágue o cabelo em aproximadamente 15 minutos após a aplicação do produto.

Em resumo, hidrate os cabelos sempre que necessário, principalmente quando forem expostos a algum agente externo que possa prejudicar sua aparência e saúde.

3. Use shampoos adequados

O uso de shampoos adequados também é fundamental. Tenha em mente que seu cabelo pode ser seco, oleoso ou normal e, para cada um deles, há um tipo de shampoo específico.

Opte, portanto, por aqueles que mais se aproximam da sua realidade capilar. Caso você não saiba, o cabelo masculino é mais oleoso que o feminino e, por isso, os shampoos para homens normalmente possuem propriedades para o combate da oleosidade.

4. Evite ao máximo o uso de chapéus e bonés

Quantas vezes você já ouviu falar que o uso de chapéus e bonés pode levar à calvície? Diversas, não é? Pois bem, primeiramente saiba que isso não é verdade. Esses acessórios não serão os responsáveis pela queda definitiva dos cabelos, que pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais.

Contudo, o uso frequente de chapéus e bonés certamente deixará o couro cabeludo mais oleoso, dificultando também sua “respiração”. Com isso, a tendência é o aparecimento de problemas como a dermatite seborreica e a caspa, condições que podem ocasionar uma queda temporária dos fios.

Por fim, não se esqueça de que a higiene adequada do cabelo masculino também engloba os cortes, isto é, a ida com frequência ao cabeleireiro. A aparência organizada e bem-ordenada é um aspecto que deve ser considerado.

Gostou desse artigo e quer mais dicas para cuidar da saúde dos seus fios? Então descubra aqui qual é o melhor tipo de shampoo para queda de cabelo!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"