Saiba quais os tratamentos mais comuns para a calvície

Homens e mulheres quase perdem a cabeça ao mínimo sinal de cabelos caindo. Além das questões estéticas que sempre pairam em nossos pensamentos, há também uma preocupação com a idade chegando. Mas se engana quem acredita que a calvície é sinal apenas de amadurecimento: na verdade, ela quase sempre está atrelada a fatores genéticos.

É natural que as pessoas não se sintam à vontade com a perda de seus fios de cabelo. Felizmente, existe uma série de técnicas e métodos capazes de deixar todos mais confortáveis com o seu corpo, aparência e, mais ainda, com a sua mente.

Quer conhecer mais sobre tratamento para calvície? Veja o que preparamos para você:

Tratamento para calvície: quais os principais?

Loções capilares

Se você está passando por esse processo, já deve ter ouvido falar no Minoxidil, certo? Ele é a base de vários tratamentos para calvície, inclusive shampoos. Loções capilares compostas por ele, por exemplo, fazem um grande sucesso em quem quer renovar o crescimento capilar. Mas como esses compostos funcionam?

O Minoxidil é, originalmente, um remédio para pressão — ou seja, ele age de forma a provocar uma vasodilatação. Quando usado em seu couro cabeludo, a substância faz com que seus folículos atrofiados sejam melhor vascularizados, o que promove um novo crescimento de fios.

Médicos e especialistas confirmam que, em até quatro meses de uso de algumas loções, os resultados já podem ser vistos.

Medicamentos orais

Nem todos os tratamentos para calvície são feitos por meio de loções para o cabelo. Existem alguns medicamentos que você pode tomar para retardar esse processo e promover o crescimento de novos fios. O principal deles chama-se Finasterida.

Seu mecanismo de ação é simples: este remédio impede a formação do DHT, o hormônio responsável pelo atrofiamento dos folículos capilares. Assim, ao ingerir a Finasterida diariamente, você promove a melhoria de seus folículos e adquire um novo ciclo de crescimento capilar.

Transplante capilar

O transplante capilar costuma ser a última tentativa entre os tratamentos para calvície. Afinal, esta não é bem uma forma de “tratar” a degeneração de seus folículos, mas sim de despistá-la — e é uma boa saída para quem não obteve resultados com as outras sugestões acima.

Basicamente, o transplante consiste em um processo cirúrgico. Uma pequena parte com cabelos do couro cabeludo do paciente é recolhida para amostra até que se obtenham alguns fios individuais. Posteriormente, esses fios são colocados nas partes “vazias”.

Infelizmente, essa é uma técnica que pesa no bolso: o transplante capilar pode custar até 30 mil reais e ainda não é oferecido pelo SUS ou por planos de saúde. Por isso, antes de tomar essa decisão, pense bem em suas outras alternativas.

Mas existe alguma forma de prevenção para a calvície?

Você já ouviu que “é melhor prevenir do que remediar?”. Pois bem: nós concordamos com esta afirmativa! É bem mais simples evitar ter um problema do que tentar resolvê-lo. Assim, a melhor maneira de não ter de lidar com todas as implicações da queda de cabelo é correndo atrás de uma prevenção de qualidade.

A tricologia é uma excelente maneira de prevenir ou retardar a queda de cabelos. Se a calvície em sua família é genética, por exemplo, você já sabe que a chance de lhe ocorrer é grande — e, assim, já pode procurar entender melhor sobre esse método.

Conhecida como a ciência que estuda os cabelos, a tricologia conta com profissionais que detectam as possíveis causas da queda de seus fios (ou qualquer outro problema relacionado a pelos, de forma geral) e indicam a melhor solução para seu problema. Assim, acertar no tratamento posterior fica ainda mais fácil!

Não deixe de conhecer mais sobre esse método e todos os tipos de problema que ele pode detectar. Essa é uma boa maneira de evitar a queda de seus fios e escolher o tratamento para calvície ideal para você.

Gostou dessas informações e quer continuar ligado nos conteúdos exclusivos que postamos aqui no blog? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail!

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"