Você conhece a especialidade médica que trata somente de cabelos?

Ao notar alguma fraqueza ou risco à saúde dos cabelos, a maioria das pessoas recorre ao salão de beleza. O que poucos sabem, porém, é que existe uma especialidade médica que trata exclusivamente de cabelos. Estamos falando da tricologia, um ramo da medicina que é responsável por trazer mais saúde aos cabelos e pelos do corpo.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como é possível deixar os seus fios sempre bem cuidados? Continue a leitura e entenda!

Afinal, o que é tricologia?

A palavra tricologia vem do grego Thricos (cabelos) + logos (estudo). Criada em 1902, a Tricologia é a especialidade da medicina que trata dos cabelos, dos pelos e das doenças que os acometem.

Nesse contexto, o médico tricologista tem um papel fundamental no diagnóstico, no direcionamento e no tratamento de problemas capilares, sendo o profissional mais indicado para cuidar da saúde do couro cabeludo como um todo.

Quais são seus benefícios?

Os conhecimentos da tricologia possibilitam tratar enfermidades que podem comprometer a saúde e a vida dos cabelos, contribuindo para a estética e vaidade de cada um. Além disso, o tratamento permite melhoras significativas na autoestima e qualidade de vida das pessoas.

Como funciona?

Em linhas gerais, a tricologia se baseia nas necessidades específicas de cada um. Esses fatores são identificados por meio de estudos dos casos individuais, determinando a melhor forma de tratamento. O processo se inicia com a identificação das causas, coleta de dados, análise dos fios e do couro cabeludo, passando pela identificação do tratamento.

Veja como funciona:

Identificação da causa

Em linhas gerais, as técnicas e tratamentos indicados pelo médico tricologista envolvem:

  • alimentação: uma alimentação carente de nutrientes, como proteínas e vitaminas, pode alterar os ciclos e a estrutura capilar;
  • produtos: substâncias, produtos e tratamentos usados na lavagem, na coloração e no alisamento, bem como a medicação, influenciam no tratamento e na saúde dos cabelos;
  • estresse: é capaz de enfraquecer o bulbo, causando perda dos fios.

Identificação do problema

Os pontos mencionados acima podem causar uma série de distúrbios identificados e tratados pela tricologia. Veja os principais:

  • dermatite seborreica: trata-se da inflamação de áreas com elevado número de glândulas sebáceas, comuns no couro cabeludo, parte posterior das orelhas e cantos do nariz. Nesses pontos, a pele se torna áspera, de tom avermelhado e descama;
  • caspa: diferente da dermatite seborreica, a caspa é uma descamação do couro cabeludo sem inflamação. Contudo, há diferentes graus, como leve, moderado e intenso;
  • xerose: é o ressecamento excessivo do couro cabeludo ocasionado pela pouca atividade das glândulas sebáceas. Além do couro cabeludo, os fios também ficam secos e sem brilho;
  • calvície e queda de cabelo: uma pessoa saudável tem mais de 150 mil fios de cabelos, sendo que a perda de 50 a 100 fios é considerada normal pelos especialistas. Acima disso, já é necessário ligar o alerta e buscar uma intervenção antes que o quadro se agrave.

Tratamento

Depois de identificado o distúrbio, o médico tricologista avalia e indica o tratamento com base em diferentes recursos. Entre eles, podemos listar:

  • shampoos dermatológicos: também funcionam como tratamento, uma vez que removem a sujeira da haste e do couro cabeludo, além de terem, em sua composição, princípios ativos específicos para auxiliar na melhora do paciente;
  • condicionadores e séruns: são utilizados para diminuir o ressecamento e nutrir os cabelos. Eles reavivam o brilho e a maciez, formando uma película protetora no cabelo e selando suas escamas;
  • correntes elétricas: podem ser indicadas para diminuir o excesso de oleosidade ou desobstruir o bulbo capilar, facilitando a oxigenação do couro cabeludo. Tratamentos como a iontoforese também são eficazes para a penetração de ativos;
  • tratamentos alternativos: a tricologia também é uma especialidade médica que cuida de cabelos por meio de tratamentos alternativos, a exemplo de massagens capilares, máscaras, fitoterapia, entre outras técnicas que fortalecem os fios, curam suas enfermidades e devolvem a autoestima para os pacientes.

Gostou de saber mais sobre essa especialidade médica que trata de cabelos e quer conhecer essa solução de perto? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a manter seus cabelos mais bonitos e saudáveis!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"